O ESC talvez seja o equipamento que mais causa duvidas nos iniciantes do aeromodelismo, mas ele é simples na sua essência. (óia)
Ele é simplesmente um circuito eletrônico, e como o próprio nome diz, é ele o principal responsável pelo controle de velocidade do motor. Mas ele não serve só pra isso, ele também distribui a alimentação para os diversos componentes que compõe o aeromodelo.
Tudo acontece da seguinte forma:
O transmissor (radio controle) envia um comando, esse comando é recebido pelo Receptor que por sua vez o envia para o ESC, e dependendo do conteúdo dessa informação (comando), o ESC manda mais ou menos energia para o motor.
Normalmente o ESC divide a energia entre o motor e o receptor. Para o receptor, o Speed envia 4,8 Volts e para o motor envia ou 7,4 Volts ou 11, Volts.
Esse componente é o cérebro do aeromodelo, e as características que precisam ser observadas são:
Saída do ESC – Essa saída é referente a corrente máxima que o ESC transmite para o motor, e no manual de instrução vem descrita como OUTPUT. No caso deste ESC da imagem acima, ele tem corrente de saída de 30A. E no seu manual também está descrito uma outra corrente, que a um pico máximo de corrente que o ESC aguenta por um determinado período, neste caso de 35A por 15 segundos, mas se o ESC for escolhido corretamente, dificilmente chegará a esse corrente.
Alimentação do ESC – Essa é a faixa de alimentação que o ESC precisa para funcionar corretamente. E nesse ESC é de 2-4S, esse ‘S’ significa o quanto de células compõe a bateria de alimentação, e cada célula é composta por uma determinada carga (essa explicação está no post “A bateria”)
Alimentação do ESC – Essa é a faixa de alimentação que o ESC precisa para funcionar corretamente. E nesse ESC é de 2-4S, esse ‘S’ significa o quanto de células compõe a bateria de alimentação, e cada célula é composta por uma determinada carga (essa explicação está no post “A bateria”)
O BEC – O BEC é a uma função do ESC que especifica quanta energia ele suporte transmitir para o receptor, pois o receptor também é alimentado pelo ESC e não direto na bateria.
Depois de saber qual a corrente do motor que você irá utilizar é preciso deixar uma folga ainda para o ESC.
Por exemplo: caso seu motor consuma 10A, o ESC deve ser de 12A ou 15A como preferir, isso porque os motores por caracteristicas de funcionamento, costumam dar alguns picos de consumo principalmente na sua partida, e seu ESC deve estar preparado para isso.
Essa é a ligação do ESC e de toda a ligação elétrica que vai estar no aeromodelo, isso em um aeromodelo trainner, em outros mais sofisticados, podem existir outros servos para o trem de pouso entre outras coisas.
Ao comprar um ESC é importante se atentar para qual motor ele foi fabricado, pois eles são diferentes para motor Brushlles e Brush.
Ok, se você chegou até aqui, é porque se interessou pelo assunto, vamos para o próximo post, e caso discorde ou queira dar uma opnião fique a vontade para fazer comentários.
Depois de saber qual a corrente do motor que você irá utilizar é preciso deixar uma folga ainda para o ESC.
Por exemplo: caso seu motor consuma 10A, o ESC deve ser de 12A ou 15A como preferir, isso porque os motores por caracteristicas de funcionamento, costumam dar alguns picos de consumo principalmente na sua partida, e seu ESC deve estar preparado para isso.
Esquema de ligação |
Ao comprar um ESC é importante se atentar para qual motor ele foi fabricado, pois eles são diferentes para motor Brushlles e Brush.
Ok, se você chegou até aqui, é porque se interessou pelo assunto, vamos para o próximo post, e caso discorde ou queira dar uma opnião fique a vontade para fazer comentários.
40 comentários:
Parabens pelo material, bem simples e bem explicado como funciona o aero eletrico, sou aeromodelista a glow a muitos anos e agora rendido aos eletricos tirei diversas dúvidas em seu blog. Abraços
http://marceloandriolo.blogspot.com.br/
parabens excelente post obrigado ajudou bastante
Obrigado e volte sempre!!
Parabens pelo seu blog, me explicou direitinho o que eu precisava saber
onde conssigo conprar um motoro um controle receptor bateria conpativeis? obgd meu msn e tiagoribas_garcia@hotmail.com quem add e me ajuda otimo obgd
Aprendi bastante e retirei muitas dúvidas que tinha.
Ma tenho só mais uma pergunta. O ESC pode ser alimentado por mais de 11,1V. Por exemplo, se eu colocar uma alimentação de 13,8 volts?
Desde já agradeço.
meu nome e Paulo ,moro em Natal-RN aqui não tem loja especialisada no assunto.onde posso encontra o esc ?sem ele não posso faser o aeromodelo e digace de passagem sera o meu primeiro.por favor mande o linqui do site pro meu msn é paulao21garcia@hotmail.com.br .setiver um site brasileiro melhor ainda ,desde ja agradeço
Parabéns pelos post.... Muito bom mesmo... Ajuda todos iniciantes (EU).
Agora fica mais fácil entender o que tem no hobbyking fora a parte de avião...
Realmente muito boa sua postagem!pois esclarece com termos simples ótimo para iniciantes!. parabéns,
ola amigo parabéns pela materia excelente post ajudou bastante pessoas como eu estou uma duvida ser que pode ajuda estou montando aeromodelo eletrico tipo cessan gostaria compra moto poderia ajuda meu msn e artur_20_jr@hotmail.com desde já agradeço.
voce deu aula de como fazer tudo parabens, so ficou uma duvida como voce consegue fazer compras na hobyking, meu msn e sky lmatrix2009@hotmail.com vlw fico no aguardo
Parabéns! Me ajudou muito mesmo. Abraços.
Ricardo - RJ
Esta regra também serve para helimodelo?
Muito bom tirei varis duvidas.
Muito bom tirei varis duvidas.
Muito bom tirei varis duvidas.
é exatamente oque eu estava procurando. Muito obrigado!
tirou todas as minhas dúvidas! obrigado!
Preciso comprar um ESC para controlar um motor brushless de HD e notei que existem alguns ESCs específicos para a quantidade de polos do motor. É realmente necessário saber disso ou quando um ESC comum trabalha ele já identifica isso e coloca para rodar? Uma ajudinha seria ótima, please!
amigo, belo post! sou fanatico por modelismos, principalmente o auto, mas nao sei usar muito bem o esc, quando se alimenta o esc com a bateria, o receptor tambem precisa de outra?
amigo, belo post! sou fanatico por modelismos, principalmente o auto, mas nao sei usar muito bem o esc, quando se alimenta o esc com a bateria, o receptor tambem precisa de outra?
Assiste, da LIKE, te inscreve no Canal e compartilha: http://www.youtube.com/watch?v=OwjIJs8Y2FY
Neste canal, em breve teremos muitos vídeos de aeromodelismo de Teresina
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Neste canal, em breve teremos muitos vídeos de aeromodelismo de Teresina
O rádio controle não estar conectando com o aero modelo, o que devo fazer ??
gostei muito da dica! to montando um dji e essa dica me esclareceu tudo. eu tentava fazer um tranformador hehehe de 11 para 5 volts usando uma entrada usb de carregador de baterias de 5v agora sei que posso ligar direto do esc para o receiver. eu tinha medo de queimar com os 11 v agora vou montar mas antes vou por o voltimetro para testar né...
forte abraço e muito obrigado.
att zé luis (curitiba)
gostei muito das explicações aprendi oq não sabia valeu?
Olá
Qualquer receptor funciona com um ESC? Desde já agradeço.
Tirou minhas duvidas parabens.
Tirou minhas duvidas parabens.
gente boa tarde me ajuda ai vai, to precisando montar um circuito pra acelerar o motor brushiles eu tenho o motor e o esc mas nao sei como fazer o gerador de sinal variavel da uma dica ai gente.
eu gostaria de colocar o meu motor numa patinete pro meu gurizinho ai vai o meu e-mail e fone do watsap marcossantaclara@hotmail.com.br
tel; (33)988592470 valeu galera e desde ja agradecido
aguardo alguma dica de voces ok
marcos santa clara disse...
gente boa tarde me ajuda ai vai, to precisando montar um circuito pra acelerar o motor brushiles eu tenho o motor e o esc mas nao sei como fazer o gerador de sinal variavel da uma dica ai gente.
eu gostaria de colocar o meu motor numa patinete pro meu gurizinho ai vai o meu e-mail e fone do watsap marcossantaclara@hotmail.com.br
tel; (33)988592470 valeu galera e desde ja agradecido
boa tarde a todos aqui do blog!!!
Venho pedir ajuda pra montar um acelerador p/ uma patinet eu tenho um esc 100Amp e um motor G-60 que me foi presentiado por um amigo.
se alguem me ajudar ficarei muito agradecido. preciso montar um gerador de sinal variavel
E-MAIL marcossantaclara@hotmail.com.br
watzap- (33)988592470 desde já agradeço
amigo meu sou iniciante ligo meu esc e ele manda sinal pro motor fais 3 bips depois aperto pra acelera e nao roda o motor tava vendo uns vídeos na internet ai fui fazendo o teste pra ver se eu consegui resetar mais nao consegui oq pode ser meu esc e de 25a hobby king motor emax 2812 se tiver alguém q sabe por favor poque to pensando em compra outro esc sera q o problema eo esc pq ate então tava rodando o motor mais ai fui ligar hj e nao rodou mais rollyets17@outlook.com
Olá, meu nome é Mario e aprecio muito o segmento de Aeromodelismo.
Recomendo esses dois infoprodutos do conceituado site Hotmart na forma de 2 cursos completos:
Os que desejam iniciar nesse hobby indico o curso AEROMODELISMO COMPLETO, com as técnicas de aeromodelismo, pilotagem e importação. Segue o link: https://go.hotmart.com/Q5136908N
Quem deseja um curso para aprender tudo sobre os segredos da importação de aeromodelos e peças incluindo os mais completos e de última geração, existe o curso IMPORTANDO O MEU PRIMEIRO AEROMODELO. Segue o link: https://go.hotmart.com/E5136962G
boa tarde uma duvida
se eu quiser colocar por exemplo 6 motores eu teria de ter um esc para cada motor ? como ficaria essa ligação e essa alimentação?
sou novo nisso e fiquei interessado.
Parabéns pelo post me ajudou muito.
acmhugo@gmail.com me manda no email se der e vc tem face falando de aeromodelismo.
Opa beleza, eu gostaria de esclarecer uma dúvida. Essa corrente que informam no esc, na imagem está 30 A, recentemente tive que comprar um esc para controlar um brushless para de carro de corrida, e no meu caso era um de 25 A, desde de o começo tive minhas dúvidas em relação esse corrente, porque os motores que consomem essa corrente são cerca de 20 vezes maiores que esses brushless, e essa fiação não consegue suportar essa corrente. Mesmo assim como não tinha específicacao, eu comprei, e medi juntamente com o motor em carga, e essa corrente mal chegou a 2 amperes, que é o realmente ele deveria consumir, fiz o teste em outros dois motores e esc também, é o resultado foi o mesmo, já era esperado, pois se a corrente dele realmente fosse essa que consta no esc, seria preciso uma bateria de carro para manter ele logado, em fim , se alguém poder me esclarecer sobre esse assunto o que realmente se trata esse corrente ficarei grato
Espere Control do motor escovado ele suporta até quantos volts
Espeed
Corrente de pico, e precisa estar bem acelerado, lembrando que estes motores são trifásicos.
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