A bateria

Atualmente, é difícil ver uma bateria sem ser a de Polímero de Lítio (PoLi), todas as outras foram superadas.
Uma bateria é composta por uma ou mais células, essas células são colocadas em série para formar um Pack, que não é nada mais que a própria bateria; meio confuso né?    É como se fosse algumas pilhas que juntas disponibilizam uma tensão total. Cada célula tem 3,7V de tensão nominal, podendo variar.  Quando totalmente carregada fica em 4,2V, e quando está descarregada fica em 2,8V, não podendo ultrapassar esses limites, com o risco de explodir (se > 4,8V) ou simplesmente diminuir sua vida útil (se < 2,8V).
As células são identificadas na bateria com a letra ‘S’.
Para explicar essa parte, eu fiz algumas analogias dos sistemas eletrônicos, com os motores a combustão que nós já conhecemos.
- Tensão da bateria – Essa tensão da bateria pode ser comparada com a altura do tanque (motor a combustão).   Na bateria acima, podemos ver que está descrito 3S, isso significa que está bateria (ou Pack) contém 3 células de 3,7V totalizando 11,1V.
- Carga da bateria – A carga da bateria pode ser comparada com o tamanho de um tanque de combustível. Quanto mais carga, mais “combustível”, e mais tempo o seu aeromodelo vai poder voar.  No caso dessa bateria, 3000m Ah, isso é:
(3000m Ah) = (3000x10^-3 Ampere/hora), ou seja, ela é capaz de fornecer 3A ou 3000mA por hora, isso significa que se o motor do seu aeromodelo consumir 3A (consumo do motor), a bateria vai durar exatamente 1 hora.      Mas na prática não é exatamente isso que vai acontecer, pois nem sempre seu motor vai estar totalmente acelerado.
- Taxa de descarga – O fato dessa bateria ser de 3000mAh (3Ah) não significa nescessariamente que ela vá ficar fornecendo 3A, isso varia conforme a aceleração do motor (principalmente), mas ela pode fornecer mais que 3A, logo, não durará   1 hora.   Nesse caso entra a taxa de descarga, que é a máxima corrente que essa bateria pode transmitir sem se danificar.   Como se pode ver na imagem acima, essa taxa de descarga é dada em “C”, ou seja, essa bateria é de 35C-45C, isso significa que ela pode fornecer de 35 vezes à 45 vezes seu valor nominal de carga.    Nesse caso, esse valor é 3A, que multiplicado por 35 e 45 é?   105A à 135A. Essa bateria pode fornecer ao sistema elétrico/eletrônico do motor a quantidadde de no máximo 135A.
Vamos colocar agora alguns problemas para você resolver. Você tem no seu aeromodelo um motor de 100 Watts. Tem nele um Pack (bateria) de 3 células de LiPo (3S) com 1 Ah 10C. Pergunta-se e responde-‘se’?
1º. ? Seu motor vai operar com que voltagem?
Ora, cada célula tem 3,7 volts. Três células tem um total de 11,1 volts.
2º. ? Voando com uma boa aceleração de motor quantos Amperes ele vai consumir?
Watts = Volts x Amperes. Logo, Amperes = Watts / Volts = 100 / 11,1 = 9,01 Amperes.
3o. ? Essa  bateria está capacitada a fornecer a amperagem reclamada pelo motor?
Sim. Ela é 10C. Logo ele é capaz de fornecer 1 A x 10 = 10 A
4º. ? Voando assim sempre com boa aceleração quanto tempo vai durar a bateria?
A fórmula é a seguinte:
X minutos = 60 minutos x Ah da bateria
                         A do motor
X minutos = 60 minutos x 1 Ah  =  6,66 minutos          
                           9 A  
Se não quiser usar a fórmula acima, raciocine assim: gastando 1 ampere a bateria dura 1 hora, gastando 2 A dura 30 minutos, gastando 4 A dura 15 minutos e gastando 8 A dura 7,5 minutos. Gastando 9 A dura um pouco menos que 7,5 minutos, vale dizer, os mesmos 6,66 minutos da fórmula acima.
5º - E se voar com bem pouca aceleração quanto tempo irá durar a bateria?
Se o aeromodelo for bem leve, tiver boa sustentação, pouco arrasto, com motor de boa marca, não tiver muito vento e voar com pouca aceleração é possível reduzir o consumo do motor para uns 2 ou 3 A. Daí é só fazer o cálculo utilizando a fórmula acima. O vôo será de 20 a 30 minutos. Se tiver térmicas (bolhas ascendentes de ar quente), o consumo do motor será melhor e o aeromodelo poderá voar 40 minutos ou até mais.
Foi meio ‘massante’ essa parte, mas quem me conhece sabe que eu odeio eletrônica..SrRSrRS

8 comentários:

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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JR disse...

Estou pensando em montar um quadricoptero e gostaria de saber se no exemplo acima eu precisaria dividir o tempo de 6,66 minutos por quatro ? (já que cada motor irá consumir 9A). Vi que a maioria dos quadricopteros voa em torno de 8 a 10 min. Como deve ser esse cálculo ? Obrigado

Unknown disse...

Amigo, estou precisando de sua ajuda, sobre o alcance de bateria recarregáveis, não sobre aeromodelo, pois inventei um equipamento q chamamos de lançador, eu uso nele um receptor da JFL ALARMES o RRC 100, pois ele tem um controle remoto, esse receptor é ligado a uma trava de porta carro e alimentada por uma dessas baterias recarregáveis de 3,6 V, eu pergunto? como fazer com que o controle remoto alcance uma distância maior, visto que o fabricante diz que atinge 100 metros sem obstáculos, mas não estar alcançando, será que seja por causa da bateria de pouca potência, isso tem alguma coisa haver, ficarei muito grato por sua ajuda, obrigado

Anônimo disse...

Hildegardo Gomes, isso depende muito! depende da qualidade do propio controle da bateria enfim de tudo,mas se vc colocar uma bateria melhor pelo menos nhavera menos falhas

Unknown disse...

Meu amigo vc realmente entende do assunto quando se refere a aeromodelo e bateria. Parabéns e obrigado me serviu muito!!

Unknown disse...

Meu amigo vc realmente entende do assunto quando se refere a aeromodelo e bateria. Parabéns e obrigado me serviu muito!!