O rádio

O radio é o equipamento do aeromodelismo que sofre maior variação de preço, custa de R$50 à R$3000.  O rádio é composto por transmissor, receptor e 2 baterias (uma do receptor, outra do transmissor).  Algumas pessoas consideram que os servos também fazem parte do conjunto rádio, mas eu discordo dessa afirmação.
Radio Futaba 12 canais (definitivamente não é para iniciantes)
   Tanto a bateria do transmissor como do receptor/motor são recarregáveis. Nos aeromodelos elétricos a mesma bateria que alimenta o motor é a que alimenta o receptor, sendo o Speed Control o componente responsável por distribuir a corrente elétrica entre o receptor e o motor.  
O conjunto rádio funciona da seguinte forma:
Você faz um movimento com os dedos, movimentado as alavancas (Sticks) do seu transmissor , o transmissor detecta e codifica esse movimento (comando), depois disso ele transforma esse código em uma onda eletromagnética, essa onda então percorre o ar até chegar no receptor que está dentro do aeromodelo.  O receptor decodifica esse código, e esse código é enviado a algum dispositivo, esse dispositivo pode ser um servo, o motor, ou muitas outras coisa.
Junto aos sticks (em baixo e ao lado deles) tem umas pecinhas móveis. São os trimers. Servem para ‘trimar’ os comandos, ou seja, regular os comandos (fazer o ajuste fino).
Explicando: se tirarmos o dedo de cima do stick direito, o mesmo (em razão das molas) ficará bem centrado e o avião deverá (com o stick centrado) voar sem desviar para cima ou para baixo. Se com o stick centrado o avião estiver com tendência de picar (baixar o nariz) durante o vôo, a solução é trimá-lo, ou seja, baixa-se um pouco o trimer que fica ao lado do stick.
O conjunto rádio, vai ser usado para vários aeromodelos e é um equipamento que vale a pena investir, porque concerteza você vai usá-lo futuramente, seja para um outro aeromodelo, helicóptero, lancha ou outra coisa qualquer.

9 comentários:

Unknown disse...

Parabéns , muito legal a reportagem. Também gosto de aeromodelismo. Faço alguns aviaãozinhos.

Leandro Cardoso Zaccarelli disse...

Obrigado Silvana!! volte sempre

Leandro Cardoso Zaccarelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...

cara nem sei como te agradecer tirei praticamente todas minhas dúvidas de aeromodelismo rc no seu blog, parabéns muito bom!!!

Unknown disse...

muito bom, estou querendo começar com esse hobby e achei seu blog com otimas informações.

Leandro Cardoso Zaccarelli disse...

Wesley, esse hobby é uma ótima forma de aprender diversas coisas, tanto na parte técnica com na parte pessoal. Aconselho que você entre no hobby, aposto que você vai gostar muito. Qualquer dúvida fique a vontade para faze-la.

Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Oi amigo boa noite, gostei muito destas informaçoes que me e muito util, vc. esta de parabens.

Leandro Cardoso Zaccarelli disse...

Obrigado e volte sempre.

Anônimo disse...

Bom dia amigo! Excelente blog! Melhor não poderia ser para aqueles que desejam iniciar como eu! Gostaria de saber um pouco mais sobre, a que se refere a quantidade de canais dos rádios, qual a influencia destes para o controle do Aero?