O motor

Bom pessoal, não vou entrar aqui em muitos termos e detalhes técnicos, isso tornaria essa parte do blog um pouco extensa e sem objetividade. Futuramente será feita uma parte somente da parte técnica e construtiva de todas as partes que compõe os aeromodelos.
Vou começar pelos motores mais utilizados, e como calcular qual motor é o ideal para todos os tipos de aeromdelos.

-Brushlles -  Esses motores não possuem escovas internas, que o torna muito mais econômico, com baixo ruído eletromagnético e sonoro, vida útil mais longa e maior eficiência.  Eles são os mais utilizados hoje no aeromodelismo elétrico RC. Eles também são divididos em duas categorias, outrunner e inrunner.
 

-Brush - Esse é um tipo de motor que utiliza escovas, são os mais baratos, mas estão em desuso no aeromodelismo justamente pelas vantagens que o motor Brushlles tem em relação a ele.

        -Inrunner - modelo é o mais utilizado, ele funciona do jeito convencional, ou seja, seu eixo se movimenta e a carcaça fica fixa. A hélice é coloca na ponta do eixo.
       -Outrunner - Esse modelo é utilizado para simular o funcionamento de uma turbina, e é utilizada em aeromodelos do tipo caça, e funciona justamento ao contrário do inrunner, ou seja, o eixo fica fixo, e a carcaça fica girando em torno do eixo.

Motor Brushlles Outrunner


Motor Brushlles Inrunner












Tucano com motor Brushlles Outrunner

Black Bird com motor Brushlles Inrunner


 







Agora você sabe os principais tipos de motores encontrados no mercado. E a minha sugestão é a escolha de motores Brushlles outrunner, e a escolha das características de vem estar conforme os passos abaixo.
1º passo – Qual a potencia de motor?
A potencia do motor é medida em Watts. E essa medida é conseguida multiplicando a Tensão pela corrente que circula no motor.
A potencia do motor que você vai usar no seu aeromodelo está diretamente relacionada com o peso do aeromodelo.
Usa-se a seguinte regra:    Para aeromodelos trainners, a cada 100g de peso, temos 20W de potencia de motor, ou seja, se por exemplo seu aeromodelo tiver 500g (com todos os equipamentos menos o motor) seu motor deverá ter  100W.
A fórmula da potência é a seguinte:
W = V x I, onde:
W=Watts (potência)
V=Tensão (diferença de potencial)
I=Corrente (fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica).
Essa fórmula serve para definir os principais parâmetros elétricos do motor.
2º passo - Tensão de trabalho do motor?
Qualquer motor em sua especificação tem a máxima tensão de operação, se essa tensão for superada, provavelmente este motor queimará.    Essa tensão máxima que deve ser usada na fórmula de potência descrita no 2º passo.
3º passo - Corrente no motor?

Com a fórmula descrita no primeiro passo, já sabendo a tensão e a potência, podemos definir qual vai ser a corrente máxima do nosso motor.
W = V x I    =>    I = W / V,   por exemplo, um motor de 100W, com tensão máxima de 10V teria uma corrente de?
I = 100 / 10   =>   I = 10A.


Sabendo que a corrente máxima é de 10A, podemos definir qual o melhor ESC a se utilizar.


Existe outra característica do motor que é chamada de KV. Essa medida diz respeito a quantas voltas por minuto o eixo roda a cada 1 Volt aplicado nos seus terminais.  O motor indicado para aviões com 500g e trainners são de 1000 à 1500 KV.    Quanto maior a rotação do motor, menor será a hélice que vai no aeromodelo.
Agora já sabemos qual motor utilizar, vamos aprender um pouco sobre o ESC.

8 comentários:

Lucas Paixão disse...

Leandro, boa noite, verifiquei sua explicação sobre peço do aeromodelo e potencia do motor, fiquei com uma duvida na sua explica a cada 100g se deve utilizar um motor de 20w, mas caso o aeromodelo possua mais de uma motor tem que ser distribuído entre eles ou todos teriam que ter 20w?
Obrigado.

Não desista do blog, muito legal.

Elvio Sousa disse...

Tenho um motor que tem uma faixa de. Tensão de 2.4v_12v posso usar com os 12v?ou só com a nominal?

Unknown disse...

Oi alguém poderia me ajudar eu tenho um cessna mais nao cei qual motor usa ele tem 1.400 kg qual é o motor ideal pra usa?

Flávio disse...

Bom dia! Sou um iniciante no aeromodelismo e estou montando um Biplano de 140cm de envergadura e 110cm de comprimento. Ainda não sei o peso final pois estou montando em balsa e ainda não defini o acabamento. Estou preocupado com o espaço da bateria, servos e fiações e por isso estou tentando definir o a motorização antes de finalizar a fuselagem. Depois de fazer uma leitura dos posts creio que fiquei ainda mais confuso, porém já percebi que este modelo poderá chegar a 1,8Kg de peso. Meu problema é que por se tratar de um Biplano, onde a sustentação será maior (ou não???), ainda tenho dúvidas. Gostaria de saber se você consegue me ajudar, para que eu não fique nos erros e acertos deste hobby.
Grato.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Use um 950kv pra aeromodelos

Unknown disse...

Boa tarde gostaria de saber se posso usar um esc de aeromodelo em bateria de 12 v ou 13,8v em vez de 11,1 v? Para motor de aeromodelo.

Unknown disse...

Muito boas as explanações , mas deve corrigir na descrição os nomes dos motores que estão invertidos. Outruner com inruner.