Vamos começar pela escolha do aeromodelo!!!!

Partes de um aeromodelo

Este aeromodelo deve ter o voo suave e lento, e terá 4 canais de comando (como um avião básico normal), sendo eles:
- Aceleração -   Controla a aceleração do motor.
- Leme -              Responsável por ajudar nas curvas
- Profundor -     Responsável por fazer o modelo subir ou descer.
- Aileron -          Responsável por manter a estabilidade das asas
*-Flap -           Para sustentar o avião em baixa altitudade e baixa velocidade (pouco usado em aeromodelos)

Entretanto é possível voar um planador com apenas dois canais (profundor e leme) ou mesmo um avião com três canais (leme, profundor e aceleração).


Essas são as partes que compõe os aeromodelos e aviões reais, agora veremos qual o melhor aeromodelo para iniciantes.

A escolha de um bom aeromodelo é fundamental para um bom aprendizado
 
Existem vários tipos, classes e categorias de aeromodelos. Aqui serão comentados apenas os mais utilizados e conhecidos.

São eles dos tipos:    Asa alta, asa baixa, e que podem ser combinadas com asa assimétrica e asa simétrica.

-Tipo asa alta: Nesse tipo de aeromodelo, a asa fica acima da fuselagem. É o mais indicado para quem quer começar a voar, pois proporciona maior estabilidade em voo, baixa velocidade, e o pouso e a decolagem é bem suave. Porém essa não é a única carateristica para uma boa asa de um aeromodelo de treino, existem outras caracteristicas que podem ser combinadas com esta para ter o aeromodelo perfeito para treino.

-Tipo asa baixa:  Esse aeromodelo é quase o contrário do descrito acima. Ele é construido para fazer acrobacias, é mais veloz, e é muito dificíl de ser pilotado por um iniciante.

-Tipo asa assimétrica:  São aquelas cujo bordo inferior é menor ou simplesmente não existe. Isso da mais sustentação e baixa velocidade ao aeromodelo.
 -Tipo asa simétrica:  Os seus dois bordos são iguais(simétricos), é utilizado em aviões reais e aeromodelos acrobáticos, esse tipo de asa proporciona maior velocidade e estabilidade (não sustentação) para o aeromodelo.



 A combinação ideal para a asa de um aeromodelo trainner, é asa alta e assimétrica,  combinando sustentação e baixa velocidade, caracteristicas ideais para um iniciante.
Existem kits de aeromodelos excelentes para a compra, eles vem prontos, contendo o aeromodelo, motor, speed control, bateria, carregador de bateria, conectores, rádio e acessórios.
Mas também podem ser construidos com os materiais descritos acima, sendo mais recomendável usar o Depron para aeromodelos iniciantes, pois possibilitam a fácil manutenção, caso o aeromodelo sofra danos (lenha) durante o voo.


Legal, agora que aprendemos qual a melhor estrutura e as partes que compõe um aeromodelo, vamos para as outras partes do aeromodelo!!!

5 comentários:

Kadu disse...

Cara, como faço pra comprar Helices (Proppeler)
Valeu e parabéns pelo blog

Leandro Cardoso Zaccarelli disse...

Você encontra essas helices em qualquer loja de aeromodelismo!

Obrigado e volte sempre!!

Estudio Men disse...

Valeu Leandro, sou inciante e estou pesquisando tudo que acho.
Ainda bem que tem pessoas como vc.
Muito obrigado

Claudemir

Meison disse...

Legal o artigo Leandro...

E a questão da asa alta é isso mesmo, eu mesmo aprendi isso de um jeito engraçado. Peguei um aeromodelo asa alta escala do TaylorCraft (parecido com aqueles dos filmes do Indiana Jones), achei que seria fácil pilotar, mas pelo formato da asa, tamanho e aerodinamica, não é tão estável quanto eu pensava.

Ou seja não é só pela asa alta que deve-se escolher mesmo.

Ronildo lourenço disse...

Amigo, seu blog funcionou em cheio pra mim... Estou pesquisando... Lendo... Assistindo vídeos, mas apesar de ouvir exatamente oq vc tbm disse aqui, estou comprando um p51( asa baixa) e nunca voei apesar de ter noçoes basicas do hobby, nunca toquei num radio controle, nao sei como é a sensibilidade dele quanto aos comandos .... Vc ou alguém que tenha experiencia pode dizer se é possivel aprender num asa baixa ou se realmente é impossivel acontecer isso. Desde ja agradeço a todos