Atualmente, é difícil ver uma bateria sem ser a de Polímero de Lítio (PoLi), todas as outras foram superadas.
Uma bateria é composta por uma ou mais células, essas células são colocadas em série para formar um Pack, que não é nada mais que a própria bateria; meio confuso né? É como se fosse algumas pilhas que juntas disponibilizam uma tensão total. Cada célula tem 3,7V de tensão nominal, podendo variar. Quando totalmente carregada fica em 4,2V, e quando está descarregada fica em 2,8V, não podendo ultrapassar esses limites, com o risco de explodir (se > 4,8V) ou simplesmente diminuir sua vida útil (se < 2,8V).
As células são identificadas na bateria com a letra ‘S’.
Para explicar essa parte, eu fiz algumas analogias dos sistemas eletrônicos, com os motores a combustão que nós já conhecemos.
- Tensão da bateria – Essa tensão da bateria pode ser comparada com a altura do tanque (motor a combustão). Na bateria acima, podemos ver que está descrito 3S, isso significa que está bateria (ou Pack) contém 3 células de 3,7V totalizando 11,1V.
- Carga da bateria – A carga da bateria pode ser comparada com o tamanho de um tanque de combustível. Quanto mais carga, mais “combustível”, e mais tempo o seu aeromodelo vai poder voar. No caso dessa bateria, 3000m Ah, isso é:
(3000m Ah) = (3000x10^-3 Ampere/hora), ou seja, ela é capaz de fornecer 3A ou 3000mA por hora, isso significa que se o motor do seu aeromodelo consumir 3A (consumo do motor), a bateria vai durar exatamente 1 hora. Mas na prática não é exatamente isso que vai acontecer, pois nem sempre seu motor vai estar totalmente acelerado.
- Taxa de descarga – O fato dessa bateria ser de 3000mAh (3Ah) não significa nescessariamente que ela vá ficar fornecendo 3A, isso varia conforme a aceleração do motor (principalmente), mas ela pode fornecer mais que 3A, logo, não durará 1 hora. Nesse caso entra a taxa de descarga, que é a máxima corrente que essa bateria pode transmitir sem se danificar. Como se pode ver na imagem acima, essa taxa de descarga é dada em “C”, ou seja, essa bateria é de 35C-45C, isso significa que ela pode fornecer de 35 vezes à 45 vezes seu valor nominal de carga. Nesse caso, esse valor é 3A, que multiplicado por 35 e 45 é? 105A à 135A. Essa bateria pode fornecer ao sistema elétrico/eletrônico do motor a quantidadde de no máximo 135A.
Vamos colocar agora alguns problemas para você resolver. Você tem no seu aeromodelo um motor de 100 Watts. Tem nele um Pack (bateria) de 3 células de LiPo (3S) com 1 Ah 10C. Pergunta-se e responde-‘se’?
1º. ? Seu motor vai operar com que voltagem?
Ora, cada célula tem 3,7 volts. Três células tem um total de 11,1 volts.
2º. ? Voando com uma boa aceleração de motor quantos Amperes ele vai consumir?
Watts = Volts x Amperes. Logo, Amperes = Watts / Volts = 100 / 11,1 = 9,01 Amperes.
3o. ? Essa bateria está capacitada a fornecer a amperagem reclamada pelo motor?
Sim. Ela é 10C. Logo ele é capaz de fornecer 1 A x 10 = 10 A
4º. ? Voando assim sempre com boa aceleração quanto tempo vai durar a bateria?
A fórmula é a seguinte:
X minutos = 60 minutos x Ah da bateria
A do motor
X minutos = 60 minutos x 1 Ah = 6,66 minutos
9 A
Se não quiser usar a fórmula acima, raciocine assim: gastando 1 ampere a bateria dura 1 hora, gastando 2 A dura 30 minutos, gastando 4 A dura 15 minutos e gastando 8 A dura 7,5 minutos. Gastando 9 A dura um pouco menos que 7,5 minutos, vale dizer, os mesmos 6,66 minutos da fórmula acima.
5º - E se voar com bem pouca aceleração quanto tempo irá durar a bateria?
Se o aeromodelo for bem leve, tiver boa sustentação, pouco arrasto, com motor de boa marca, não tiver muito vento e voar com pouca aceleração é possível reduzir o consumo do motor para uns 2 ou 3 A. Daí é só fazer o cálculo utilizando a fórmula acima. O vôo será de 20 a 30 minutos. Se tiver térmicas (bolhas ascendentes de ar quente), o consumo do motor será melhor e o aeromodelo poderá voar 40 minutos ou até mais.
Foi meio ‘massante’ essa parte, mas quem me conhece sabe que eu odeio eletrônica..SrRSrRS